quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

1º dia: Agrolândia - São Borja RS



Distância percorrida: 825 km. 11 horas de viagem. Consumo: 17 km/l (carro lotado, não foi usado o ar).

Parti de Agrolândia às 04h30 de hoje. Passei em Pouso Redondo para pegar o pai. Saímos lá de casa às 05h 20min. Tempo fechado com chuviscos. Melhorou ao entrarmos no RS, depois voltou a chover forte. Rodamos quase duas horas sob chuva intensa. Um pouco antes de São Borja o tempo abriu e o sol veio com tudo.
 
1ª Parada: divisa entre SC e RS, ponte sobre o rio Pelotas. Nosso desjejum foi feito com bananas e café.

 Entre Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, até São Borja, vimos o planalto gaúcho ocupado por enormes plantações de soja, milho, feijão, algumas plantações de ameixa. Lavouras imensas. Ocupam ambas as margens da rodovia. Belas paisagens, mas ao mesmo tempo monótonas!

Soja, milho, feijão, e pinheiros, mas bem poucos nesse trajeto.
Para quem é acostumado ao Alto Vale do Itajaí, e com nosso relevo bastante recortado por montanhas e vales, o norte do RS se diferencia muito. Não se vê pequenas propriedades. Vimos muito pouco gado. Grãos por todo lado! Pude ver a força de produção que tem esse estado. O cultivo de arroz, no trecho percorrido, apareceu somente próximo à São Borja.

2ª Parada 09:15: um pouco antes da cidade de Lagoa Vermelha. 

Aqui a fome já estava em atividade e resolvemos atacar os 2 sanduíches com queijo e linguiça que eu havia deixado pronto ontem antes de ir dormir. Esticamos as pernas e estrada.

3ª Parada: 11:30. Carazinho – RS. Achamos um posto da polícia rodoviária desativado e resolvemos ocupar uma vaga da garagem para fazer o rango.Chovia um pouco, o abrigo apareceu na hora certa! Acho que estávamos com sorte hoje.

Almoço ao estilo improviso. Ramon e tio Bidu, valeu pelas cadeiras, muito boas!
Prato do dia: arroz com salpicão de frango. Estava ótimo. Excelente opção para quem gosta de praticidade e economia. Alimentação pronta. Ferve por 5 minutos e pronto, você tem arroz, carne, ervilha, millho e molho! Isso por 11,75 a porção! Nosso almoço não custou 24 reais. Bom não é? Nós achamos.

A CIDADE DE SÃO BORJA
 Muito importante no contexto histórico brasileiro. Foi a primeira povoação do grupo dos 7 povos das Missões. Fundada por Jesuítas em 1682. Tem mais de 300 anos! 61 mil hab.
Terra dos presidentes e 1ª povoação Jesuítica
Terra onde viveram Getúlio Vargas e João Goulart

E não é que encontramos o "pai dos pobres na praça"!

Igreja com monumentos em pedra que lembram dos padres Jesuítas que atuaram na região.

Prefeitura de São Borja

Hotel Executivo, onde estamos para passar a noite. Nota 7, mas pra quem está só de passagem, tá legal.

Casa onde viveu João Goulart. Museu. Fechou pouco antes de chegarmos.

É no mínimo interessante essa cidade pelo fato de ter sido a primeira povoação Jesuítica e berço de 2 presidentes!

Casa onde viveu Getúlio Vargas. Museu, fechado para reformas.
 
 Impressões sobre a cidade:  Percorremos um pouco a área central. Não nos pareceu muito bem cuidada, bastante lixo. Se você é acostumado ao padrão de atendimento do Alto Vale, e a qualidade dos serviços, irá ter uma pequena decepção. Compramos um lanche mais ou menos, com um atendimento mais ou menos.

CONCLUSÃO DO DIA:

Muito bom. Viajamos 11 horas, andamos por 800 km. A paisagem nos mostrou muita coisa e isso é aprendizado. Chegamos ao local pretendido com tempo para caminhar um pouco e visualizar alguns locais históricos. Daria para ter cruzado a fronteira e dormido na Argentina. Mas como tinha reservado hotel aqui, ficamos.
Agora é esperar para amanhã e ver o que o destino nos reserva!

Nenhum comentário: