quinta-feira, 10 de julho de 2014

Rumo a São Miguel das Missões!



    Olá pessoal! Vamos aí compartilhando mais uma iniciativa visando expandir horizontes! Dessa vez não tão longe, pois o tempo é curto e há muitas coisas para conciliar!

    Enfrentar 600 km até as ruínas de São Miguel representa algo além de simplesmente ver uma paisagem. Serão quilômetros que levarão a um retorno histórico, indo aos tempos do século XVII e XVIII, quando a América vivia o processo colonizador europeu.
    E nas terras do novo mundo, juntamente com o colonizador, lançaram-se vários Jesuítas, imbuídos da missão de catequizar os índios, aculturando-os dentro da fé católica em vários redutos, chamados de missões, localizados especialmente em terras brasileiras e argentinas.
    Dos famosos 7 povos das missões, conserva-se em ruínas um importante sítio arqueológico, declarado patrimônio mundial em 1983, na cidade gaúcha de São Miguel das Missões. Estão lá as ruínas do antigo povoado de São Miguel Arcanjo. Comunidade composta por índios guaranis, alcançou um interessante desenvolvimento cultural e artístico sob orientação dos padres jesuítas.
    Tal desenvolvimento foi mais tarde prejudicado pelo avanço português e pelo desprezo que estes passaram a ter por esse trabalho religioso, especialmente após o tratado de Madri, de 1750, período em que ocorre a expulsão dos Jesuítas do Brasil. Essa história é bem retratada no filme A Missão.
    Tenho vontade de conhecer esse lugar desde que soube da sua existência. Protelei algumas vezes. Espero agora, no recesso escolar de Julho, poder passar algumas horas nesse local!

Registrarei posteriormente, as impressões em conhecer tal lugar!

Nenhum comentário: