Acredito que devemos estar em constante repensar! Preciso ser melhor amanhã do que sou hoje!
Esse pensar diário sobre o que se faz, como se faz e o que se sente!...Quantas vezes deveríamos nos dar o direito de fazer isso!...
Desacelerar! Sair da barra de rolagem automática! Diminuir o ritmo e perceber o entorno!
Permitir-se um tempo livre pode ser ainda, muito além de se ter horas de sofá maratonando séries! Pode te enriquecer uma leitura, a prática esportiva, passeios... Contudo, a busca por ambientes naturais e silenciosos, costumam reverter em importantes benefícios mentais e psicológicos para a maioria das pessoas!
Esse simples blog, que foi criado na intenção de ser um registro de relatos de viagem, tem também guardado pensamentos meus, em tempos em que por motivos diversos, alguns sonhos estão parados. Viagens não aconteceram mais. Voltarão sim, mas enquanto vivemos a pandemia, decidi colocar em prática um outro sonho antigo, de melhorar o sítio onde meus pais vivem, onde eu cresci, trabalhei, passei a minha adolescência toda, fiz amizades, aprendi a gostar da natureza e fui muito feliz!
Por que não tornar um pequeno sítio, um refúgio? Por que não um pequeno paraíso e um lindo jardim? Por que não investir o tempo livre em construir um espaço bonito, saudável, integrado!
O que posso eu fazer, em algum lugar, mesmo que pequeno, antes de ser um exemplo, ser um
prazer; onde você possa trabalhar e estar satisfeito, cansado e feliz! Plantar
tuas frutas e tuas árvores...Gostar de plantar, de cuidar, é uma forma de amar a vida!
Significa um projeto de curto, médio e longo prazo. A intenção é o simples registro.
Todos precisamos de um tempo de introspecção. Necessitamos evoluir! Em tempos em que a vida moderna e o padrão de "sucesso", as metas e o dobrar das metas... estão cheios de armadilhas!... Disparam os casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e burnout. Os grandes centros urbanos que beiram ao colapso. E as médias cidades que seguem o mesmo plano.
Esse
"construir um refúgio", tem a intenção de proporcionar momentos de
maior contato com o ambiente onde cresci. Em um pequeno sítio, comprado por meu
avô nos anos 40. Melhorar o seu aspecto e a sua produtividade, não no sentido
comercial, mas de autossuficiência gradativa.
Esse fugir da cidade, significa um tempo de silêncio, de afastamento da rotina semanal de trabalho. Promover maior riqueza de infância ao meu filho. Estar com a família... Uma experiência em pequena agricultura sintrópica em pequena escala.
Seria realmente, muito legal ter uma opção para viver em um espaço onde você possa ter boa parte dos teus alimentos, frutas, verduras e legumes. Quem sabe seja um dos legados a se deixar a um filho. Esse exemplo e essa opção de mesclar pelo menos, uma vida urbana com o equilíbrio do sítio. Porque se não tivermos um refúgio, não sobrevivemos saudáveis na loucura das cidades... Creio que nessa pandemia, essa tem sido uma grande demanda entre milhares de pessoas! Encontrar um refúgio ou melhor, construí-lo!...