quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Atacama em 9 dias. Considerações, 10 dicas e custos



Para fazer uma viagem longa como essa, é preciso que os viajantes tenham bem claro seus objetivos, o que querem ver, fazer, comprar, onde querem ir. Obviamente isso se consegue fazendo antes um planejamento de viagem, que envolve bastante leitura e pesquisa. Vai te consumir um bom tempinho em livros e principalmente na web.

Há pessoas que viajam com diferentes propósitos. Uns, como eu, já curtem apenas a viagem em si, procurando aproveitar o máximo além disso, dentro do tempo e orçamento estipulado. Outros buscam conhecer os grandes centros, as capitais, os shoppings, desfrutar da culinária, comprar, e todos esses gostos precisam ser respeitados.  Justamente por haverem tantas diferenças entre as pessoas, numa viagem assim não é recomendado fazer com grandes grupos, o ideal são duas ou no máximo umas 4 pessoas, desde que elas sejam muito bem conhecidas, e tenham os mesmos objetivos, caso contrário é problema. E eles certamente irão começar a aparecer após os primeiros mil quilômetros. Uns querem andar mais, outros não, um quer ficar aqui, outro ali, um quer comer em restaurante o outro quer improvisar, um tem mais dinheiro no bolso, o outro tem pouco e por aí vai... Na dúvida, vá sozinho.
Eu e meu pai não tivemos problema algum, pois ele sabia o que eu pretendia na viagem, concordou e achou também que todas as nossas escolhas durante o percurso foram acertadas. De fato, não nos arrependemos de nada que optamos em fazer, nem daquele trecho de 1400 km que rodamos em um único dia! Tudo vira aprendizado.

Portanto, se você planeja uma viagem assim, não vá com muita gente, 3 ou 4 carros, é bucha. Muitas motos, igual. Van ou ônibus, nãos sei, depende o que inclui o pacote. Avião, é rápido, mas não te propicia nem 10% do que tu podes  ver de carro ou moto. Pra mim, cruzar a cordilheira de avião não teria graça nenhuma.
Meu planejamento inicial era de gastar no mínimo uns 12 dias em viagem. Fizemos em 9. A única coisa que não fizemos e que eu havia planejado inicialmente foi o passeio aos gêiseres Del Tatio, no deserto. Para isso teríamos que ficar pelo menos dois dias em São Pedro. Pude concluir que a melhor época para esses passeios são fora dessa grande temporada de férias, visto que o movimento no local é tremendo. Europeus e brasileiros em peso.

DICAS:
Pesquise o roteiro, tenha em mente, bem claro, o que queres na viagem.
Faça suas contas e veja o que podes gastar. Não usei meu cartão de crédito. Evite usar. Aqui o BB queria 6% de IOF para operações internacionais, achei um absurdo.
Dentro do que você quer e o que tem de dinheiro, planeje quantos dias. Encurte ou prolongue o roteiro conforme necessário. O meu roteiro original era 500 km mais longo.
Ache uma parceria que fecha contigo.
Revise seu carro. Revise criteriosamente. Há trechos em que um problema um pouco mais grave certamente vai mandar você pra casa mais cedo. Não tivemos nenhum problema com o carro, mas tive o cuidado de prepará-lo bem antes, incluindo pneus novos. Troque tudo o que está na hora ou próximo da hora de trocar. Faça isso e as chances de problemas serão mínimas.
Providencie a documentação e itens necessários. Nós tínhamos tudo, não fomos cobrados nenhuma vez. Não fomos parados nenhuma vez pela polícia caminera e carabinera.
Leve alimentos não perecíveis e água. Bastante água. Acondicione em caixa de isopor para não esquentar. Idem aos alimentos.
Tenha um bom GPS. Recomendo um GARMIN, pois é a marca mais usada mundialmente e permite atualizações gratuitas.  Aceita mapas da América do Sul, como o Proyeto Mapear. O meu GPS se mostrou muito confiável e sem ele o tempo de viagem seria muito maior. Nos entregava na porta do hotel colocado no endereço!
Ao passar por postos policiais, baixe os vidros do carro, os traseiros também se possível. Se um policial lhe parar, faça a mesma coisa, tire o boné e óculos, fique de cara limpa, não tente e não seja louco de ter algo a esconder.
10º Algumas palavras não custam nada serem usadas e podem te abrir muitas portas. Ao pedir informação: por favor e obrigado. Bom dia, boa tarde, senhor, senhora, são maneiras respeitosas de se iniciar qualquer contato, utilize e a pessoa responderá com a mesma cordialidade, geralmente! Não esqueça: grosseria gera grosseria. Não “se ache”, não lhe ajudará em nada, pelo contrário. De mala já bastam as que se leva no porta-malas!

QUANTO GASTAMOS
A viagem em si, nesses 9 dias nos custou 4.600 reais. Ao todo, para 2 pessoas. Tive mais alguns gastos em revisão do carro e compra de outros materiais e itens obrigatórios. Com tudo incluído chegamos em 6 mil reais.
Gastamos menos de 1500 reais em combustível, com uma média geral de 17.3 km/l. A média baixou um pouco no Brasil, pois a gasolina não é tão boa, tem muita mistura e as estradas não ajudam. Mas mesmo assim considero uma excelente média de consumo.
É prudente conter um pouco os gastos no Chile e no Uruguai. Na Argentina está tranquilo, mas não abuse e cuidado com o cartão de crédito!
Enfim, de uma forma ou de outra, se tens vontade, faça a viagem! Ela vale a pena!

7 comentários:

Agostinho Cesar Voltolini disse...

Legal Evandro. Parabéns pela iniciativa, acompanhei sua viagem pelo blog, show de bola. Parabéns mais uma vez.
Abraços,

Guto

Evandro Cristofolini disse...

Valeu Guto, obrigado. Da forma que fizemos é cansativo, mas dentro de eus objetivos, fiquei super satisfeito e contente! Abraço.

Adriano cruz disse...



Gostei dessa sua aventura, moro em Pernambuco e pretendo ir para San Pedro de Atacama em 2015, talvez passando pelo Paraguai. Gostaria que você me desse algumas dicas para a viajem e queria saber também se nos postos de combustível aceitam dólar ou só moeda local mesmo, será que aceitam o nosso REAL ? Já vi relatos de alguns viajantes de que os cartões de crédito internacionais as vezes dão problemas na hora de sacar dinheiro. Preciso de sua ajuda, pode me esclarecer essas coisas e outras mais ?

Evandro Cristofolini disse...

Olá Adriano, tudo bom? Eu também tinha essas dúvidas e todos me aconselharam ir com moeda local. Fui e não me arrependo. Podes trocar real por pesos nas aduanas. Não usei meu cartão de crédito. Qualquer dúvida, no que eu puder ajudo com prazer! Abraço!

Unknown disse...

Gostamos muito do seu vídeo e das informações. Somos de Rio do sul (bem pertinho) e queremos fazer esta viagem também. Seria bem interessante podermos conversar e trocar experiências! Já fizemos uma viagem parecida até o Chile em 2010/2011, mas temos muita vontade de voltar, agora rumo ao Atacama! Belas imagens as suas! Victor e Tatiani

Unknown disse...

Olá! Em janeiro/2016 vou fazer um roteiro bem parecido com o q vcs fizeram ao ir ao Chile. Tenho algumas dúvidas e agradeceria se me ajudassem.
1- Precisa de corrente para os pneus? Nos 4 pneus ou só nos de tração?
2- Vou tentar dormir em campings. Vcs viram muitos campings por lá ou postos de gasolina onde é possível dar uma dormida no carro e tomar uma ducha?
3- Tentaram usar cartão de débito ou sacar dinheiro em caixa eletrônico ?
4- Se trocarmos dinheiro na aduana a cotação é vantajosa?
5- Alguma dica extra?
Obrigado!

Evandro Cristofolini disse...

Olá Tatiane e Marcio, desculpe pela demora em responder, fazia um tempo que não entrava mais no blog.
Tatiane, podemos conversar sim, só combinar um dia!
Márcio, não leve corrente, não precisa se vai em janeiro. Não vimos muitos campings nas margens das estradas não, postos costumam ser distantes! Não procurei tomar banho e nem pernoitar fora de hotel, embora estivesse preparado para isso. Escolhi o hotel mais por conta do meu pai, pensando num conforto melhor para ele.
Dinheiro troquei nas aduanas, acho que compensa, e é mais cômodo. Cartão não usei, sempre em dinheiro, mas tinha habilitado o meu.
Um abraço!