domingo, 12 de janeiro de 2014

8º dia: Colonia Del Sacramento UR - Chuí RS (extremo sul do Brasil)

Distância percorrida: 573 km.
Consumo: 17.7

Acordamos um pouco mais tarde. Na noite anterior fomos dormir perto da uma hora e sabíamos que no dia de hoje teríamos pouco mais de 500 km para percorrer. Isso nos deu tranquilidade suficiente para sair do hotel depois do café da manhã, com tempo para caminhar um pouco por Colônia (em português Colônia do Sacramento), cidade que tem mais de 300 anos de fundação, à beira do famoso rio da prata, rota de entrada de colonizadores espanhóis e portugueses nessa região da América do sul. Era um dos meus objetivos nessa viagem, conhecer um pouquinho essa cidade.
Rio da Prata, famosa rota de entrada de colonização e exploração espanhola e portuguesa na América
Nos impressionou a limpeza. A cidade é muito bonita, todo o entorno do centro histórico é bem arrumado, caprichado, ruas todas arborizadas com plátanos, fica muito bonito e agrada aos turistas pois podem caminhar praticamente o tempo todo em sombra. Obviamente o turismo movimenta a economia, a deixando um pouco cara.
Muito agradável caminhar por essas ruas!

No centro histórico de Colônia há muitos locais legais para fotos. Tem muitos carros antigos espalhados pela cidade, uns somente para exposição, e outros rodando normalmente. Na verdade vimos muitos carros antigos em todo o Uruguai. Para quem gosta de carros antigos, fica bem interessante.

O fusca é bastante popular no Uruguai, vimos vários rodando. O presidente Mujica tem um inclusive.

Saímos de Colônia em direção a capital, Montevideo, cruzamos o seu grande centro em bastante movimento de carros e ônibus, não vimos nesse trajeto nenhum atrativo específico que chamasse a atenção, somente o mesmo de cidade grande, trânsito intenso e muita gente nas ruas. Imprescindível, diria até que indispensável numa viagem dessas a utilização de um bom GPS. Em muitas ocasiões, sem ele ficaria difícil achar o caminho certo.
Mais adiante fizemos uma passagem por Punta Del Este, cidade muito famosa por seu belo litoral e realmente o constatamos. Muito bonito. Muitos turistas, grande movimento pela cidade toda, paramos somente para umas fotos, certamente também é uma cidade cara. Visualmente o padrão de vida é bem elevado, diminuindo conforme se afasta das áreas centrais.

A paisagem que vimos nas áreas de interior do Uruguai se diferem bastante das regiões em que passamos na Argentina. As propriedades são menores e mais povoadas. Vimos produtividade de grãos e muito gado, principalmente leiteiro.
Achamos que no Uruguai o povo é mais caprichoso, mais parecido em geral com o brasileiro. Casas com jardins, propriedades rurais bem cuidadas. Em algumas vezes parecia que estávamos passando por regiões conhecidas do Vale e Alto Vale do Itajaí, com a diferença de estarmos andando por estradas duplicadas de pouquíssimo movimento. Paga-se pedágio também em torno de 12 reais.
Onde passamos na Argentina, principalmente na sua região norte, visualizamos um povo mais pobre e sem muito capricho, com exceção das áreas centrais de cidades maiores, as quais em praticamente todo o lugar apresentam as mesmas características, tendendo a serem bem parecidas e ostentar um padrão de vida mais elevado. Em Gualeguaychu por exemplo, bem no leste central, não tivemos uma boa impressão e optamos por não pernoitar na cidade prevista para pararmos! Em viagem essas coisas acontecem, embora nessa que fizemos, praticamente ocorreu tudo conforme planejado. Irei postar os relatos do dia 9, o último da viagem assim que possível! Um abraço!

Anônimo disse...

Que maravilhoso momento desfrutas-te Prof Evandro!!! Também gosto de viajar de carro e poder parar em todos os lugares possíveis para conhecer e curtir o ambiente!!!