terça-feira, 10 de setembro de 2013

Na estrada, rumo aos Andes e Atacama - Partida em 02 de janeiro de 2014



Agora novamente, como há mais de 15 anos!...
Por enquanto nos preparativos, adquirindo algumas coisas necessárias, pesquisando e fazendo o possível para concretizar a "Rota Atacama". Trajeto pensado para reunir experiência de vida e conhecimento, crescer como pessoa, visualizar paisagens até o momento vistas apenas por imagens, contato com outras culturas, enfim, expandir horizontes!

Objetivo: Percorrer boa parte do norte riograndense, cruzar a famosa região do Chaco (norte da Argentina) e sua longa reta (serão mesmo 700 km?...). Conhecer o salar de Jujuy, atravessar a Cordilheira dos Andes e vivenciar altitudes de 4 mil metros (meu organismo irá sentir o mal de puna?...). Conhecer a cidade de São Pedro de Atacama, chegar em Antofagasta e enfiar os pés - ou pelo menos as mãos, no Oceano Pacífico! Rumar ao sul chileno pelo deserto mais seco do mundo, atravessar novamente a Cordilheira passando pelos "caracoles" para chegar em Mendoza. De lá rumar para Fray Bentos, já no Uruguai. Conhecer Colônia e  marcar presença no ponto mais meridional do Brasil, o arroio Chuí. De lá, se largar pelo RS rumo a SC!

Por mais ou menos 7500 km, vivenciar um pouco o que os livros já ensinaram, expandindo horizontes e atravessando fronteiras de países vizinhos, conhecendo seu clima, sua paisagem, sua gente, mesmo que rapidamente. De certeza será cansativo, mas andar de bicicleta também era!
O melhor seria fazer na companhia da esposa e filho. Porém, com um pouco de receio, achamos melhor ele crescer mais um pouco, e o pai, agoniado já há algum tempo, vai antes conhecendo o terreno, para depois levá-los, na intenção de inspirar o Heitor Bruno Cristofolini ao gosto pelo viajar, como forma de prazer, conhecimento e evolução!

Meio de viagem: por enquanto, automóvel siena 1.4 ano 2010.     









Viajantes: convidei amigos, mas não obtive confirmação. Após eu já ter decidido ir sozinho, meu pai se disponibilizou em ir comigo. Sem dúvida um excelente companheiro.

Tempo previsto: mais ou menos 12/13 dias.

Estilo de viagem
: pretendemos utilizar de alguns improvisos que iremos divulgando quando chegar a hora. A intenção é realizar a viagem sem muito luxo, com o mínimo de conforto e o máximo de economia. O restante só na hora pra ver e seja o que Deus quiser!
 

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do roteiro. Como esta o planejamento da viagem? Sou professor em Brasilia e, se não for atrapalhar, gostaria de acompanha-lo no chimarrão e nessa aventura com minha esposa. Tenho um troller 2008 e poderíamos nos encontrar em SC no dia 2/janeiro/2014. Meu email martinsribeiro@uol.com.br

Evandro Cristofolini disse...

Olá companheiro, entrarei em contato contigo, um abraço!

fcpcamargo disse...

Grande Evandro, estou planejando ir tb, mas creio que vou ter que partir no final do ano, para aproveitar bem o tempo que terei.
Vc sabe se neste roteiro que vc montou vai ter estradas de rípio?
Pergunto pq já fui para Ushuaia de carro, voltando pelo Sul do Chile e peguei muito rípio, o que judia bastante do carro, além do risco de quebra de vidros/faróis.
Uma coisa que eu gostaria de sugerir: a passagem de carro pelo Buquebus (entre Buenos Aires e Colônia del Sacramento é bem cara. O meu carro é grande pacas e, em janeiro de 2009, se não me falha a memória, paguei cerca de R$ 750,00 só para o carro... tem opção de cruzar o Rio da Prata por ponte, mais ao Norte, mas precisa ver quanto aumenta na distância.
Eu não tenho muita experiência com blogs, mas, se quiser manter contato, escreva para fcpcamargo@gmail.com.
Boa sorte!!!
Abração e muita luz!!!
Nando - SP

Nos Vamos de Carro disse...

Cara, teu roteiro é muito interessante - embora não esteja muito detalhado. É o que gostamos de fazer - viajar em circulo, passando sempre que possível por lugares diferentes.
Viajaremos em fevereiro/2014, dia 2 - temos um roteiro parecido - se quiser olhar: http://www.nosvamosdecarro.blogspot.com.br/2013/10/atacama-2014-plano-de-viagem.html.
Achamos que 12 dias é pouco - há muito a explorar no caminho, principalmente na região de Salta e Juuy, mas...
Boa viagem!!!

Evandro Cristofolini disse...

E aí Nando, tudo bom? Olha, pelo que me falaram, até um tio que já foi, não há rípio não, é asfalto por tudo nessa rota. Bom, se tu já pagou esse valor pra atravessar o carro, certamente eu terei que optar por outro caminho! Obrigado pela informação! Um abraço!

Evandro Cristofolini disse...

Olá amigos, já tinha visto algumas informações no blog de vocês! Sim, também acho que 12 dias é pouco, o ideal seria pelo menos uns 18 a 20 dias. Mas não dá, até porque quero aproveitar um pouco das férias com a família! Viajarei apenas com meu pai! Já estou adiando há uns 2 anos essa viagem. E pode ter certeza que se eu for esperar ter mais dias para fazer, passa mais 10 anos e não faço!
Um abraço e boa viagem a vocês também!

Anônimo disse...

Ola, seu roteiro está bom mas precisará de pelo menos 20 dias para completar, se não vc vai conhecer apenas as estradas. Em São Pedro vi um grupo que saiu de São Paulo só para fazer bate e volta em 7 dias. E eu fiquei uma semana em Atacama e Salar de Uyuni e deixei de visitar o Geiser. Em Atacama fiz quase tudo de carro, alugado, só o Geiser precisa de tração. Vc comentou que não chove, mas tive o sorte de pegar uma tempestade no Vale da Morte, no caminho de volta quase atolei o carro por causa da lama, isso foi em janeiro de 2011. Se não tem como prolongar a viagem, recomendo ir e voltar por caminho mais curto, a não ser que queira só passar pelas cidades. Não conheço Salta, mas dizem que precisam de uns 3 dias para conhecer, mais 3 dias em Atacama e por aí vai, e se possível não perca Salar de Uyuni, apesar de ser Bolivia, fica do lado de Atacama e é lindo, só que precisa de 4 dias, e U$ 200,00 para o tour de 4 dias, e não dá para ir de carro. Espero ter ajudado, pq muitas vezes no anseio de viajar e conhecer lugares diferentes, agente acaba colocando um monte de lugar no roteiro e no fim acaba não conhecendo nada ou desgastando muito. Outra coisa, o carro não vai passar de 30/40 km/h nas subidonas acima de 3mil metros de altitude, e tome muito cuidado nas descidas íngremes que não tem fim, se bobear vai ficar sem freio antes de descida terminar.
Boa sorte e boa viagem.

Evandro Cristofolini disse...

Olá amigo anônimo,
Obrigado por seu comentário. Sim, o ideal seria mais de 20 dias até, porém, não é o que disponho no momento, tenho no máximo uns 13 dias, com mais um que não pretendo utilizar, salvo alguma emergência.
O meu objetivo é conhecer a cordilheira dos Andes e o Atacama. A estrada em si nos leva a novos lugares e mesmo que passando rapidamente, já é fonte de conhecimento. Se esperarmos o tempo ideal, o carro ideal, o dinheiro ideal, dificilmente viajaremos. Já conheço pessoas que fizeram esse trecho em tempo bastante similar. De qualquer forma são válidos teus conselhos. Tenho noção de quase tudo o que terei pela frente e o que pode ocorrer, pois estou pesquisando há meses, e tenho lido mais de 15 livros de aventureiros que percorreram a América do Sul e o Mundo!
Vamos ver ao final desse percurso, quais serão minhas conclusões!
Um abraço e obrigado!